TRATAMENTOS

Aumento da Próstata (HPB)

A próstata é uma glândula que ajuda na produção do esperma e está localizada ao redor da uretra, logo abaixo da bexiga. O aumento do seu volume é chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB).

Suscetibilidade:

A HPB ocorre com muita frequência na população. Por volta dos 40 anos de idade, aproximadamente 15% - 20% dos homens apresentam HPB. Esse número aumenta progressivamente com a idade, sendo que aos 80 anos, 88% dos homens terão HPB.

Consequências:

Como a próstata envolve a uretra, quando ocorre um aumento no seu volume, pode acarretar uma obstrução da uretra (canal por onde sai a urina).

Nem todo aumento da próstata leva à obstrução uretral, mas quando isso ocorre, deve ser tratado, pois pode evoluir com comprometimento da bexiga e dos rins.

Sintomas:

É importante salientar que o aumento da próstata não representa necessariamente que você tem obstrução do canal urinário. Em outras palavras, algumas pessoas podem apresentar próstatas pequenas com muitos sintomas e outras próstatas grandes com poucos sintomas.

Você deve observar se existem sintomas associados. Os seguintes sintomas devem alertá-lo a procurar um urologista:

1
Dificuldade de esvaziar a bexiga;

2
Diminuição do jato urinário;

3
Esforço miccional;

4
Dificuldade de iniciar a micção;

5
Acordar a noite para urinar;

6
Sensação de que não esvaziou completamente a bexiga após urinar;

7
Gotejamento de urinar após terminar a micção;

8
Necessidade de urinar várias vezes ao dia;

A presença de sintomas como os referidos acima, sugere que você apresenta algum distúrbio miccional independente do tamanho da próstata.

Tratamento:

Você deverá informar seu médico sobre doenças e cirurgias prévias e uso de medicamentos. O seu médico irá fazer várias perguntas sobre como está o seu padrão miccional e solicitará alguns exames de acordo com o seu quadro clínico. Além disso, será realizado o exame de toque retal. Este exame tem a finalidade de detectar a presença de nódulos (sugestivos de câncer de próstata) e verificar o tamanho, consistência, temperatura e formato da sua próstata.

Dentre os exames que poderão ser solicitados estão:

1
PSA - enzima produzida pela próstata que apresenta alteração nos casos de câncer de próstata e HPB;

2
Exame de urina - para avaliar a presença de infecção, sangramento oculto, etc.;

3
Ultrasonografia – para avaliar o trato urinário;

4
Rx da bexiga e da uretra – avalia a uretra e a bexiga quanto a sua anatomia;

5
Fluxometria urinária – Avalia a velocidade do seu fluxo de urina;

6
Estudo Urodinâmico- Avalia a função da bexiga e da uretra;

Com esses exames, o seu médico será capaz de decidir se existe ou não uma obstrução no canal da urina e de definir qual o melhor tratamento para você.

ENTRE EM CONTATO