Notícias

16/nov/2015

Pesquisa aponta que homens não falam sobre os sintomas de câncer de próstata com seus médicos

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2012, a doença foi responsável pela morte de 307.000 homens, no mundo todo.

Recentemente, foi realizado um estudo pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC) com quase 900 pacientes e 360 cuidadores de 10 países (Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, Japão, Cingapura e Taiwan). A pesquisa constatou que muitos homens vítimas de câncer de próstata não relatam sua piora aos médicos e, com isso, têm menos chances de cura.

Em muitos casos, a situação piora ao ocorrer uma metástase (quando o câncer se espalha), trazendo alguns sintomas, como cansaço, dor nas costas, dor generalizada, fraqueza, dificuldade de dormir e incontinência urinária.

Na pesquisa, muitos pacientes declararam que não contam esses sintomas para os médicos, o que pode prejudicar o tratamento.

Alguns dados:

– 34% dos pesquisados disseram que “falar sobre sua dor faz com que se sintam fracos”
– 38% disseram que “é difícil falar da dor na qual estão imersos”
– 57% afirmam que “a dor ou o desconforto diário é algo que precisam aprender a conviver”
– 59% relataram que “não sabem se a dor está relacionada com o câncer”

Após a extração dos dados dessa pesquisa internacional, foi criado o site Men Who Speak Up (Homens que Falam o Que Pensam), que tem como objetivo informar os homens sobre os sintomas do agravamento da doença e chamar sua a atenção quanto à necessidade de se comunicar com médico.

Converse com o seu médico! Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Fernando Almeida por aqui.

Categorias

Câncer Urológico Varicocele

Postado por