Notícias

16/set/2022

Anabolizantes e câncer de próstata: qual a relação?

Se preocupar com a aparência é algo natural do ser humano, principalmente pelas pessoas que buscam praticar exercícios físicos para promover a saúde e o bem-estar. Mas quando se fala em treinos, é comum que o assunto seja relacionado ao uso de esteróides anabolizantes e outras substâncias ligadas ao aumento de massa muscular. 

Os esteróides anabolizantes são substâncias que proporcionam o aumento da massa muscular, sendo mais comum análogos da testosterona. Outros como o GH, hormônio responsável pelo crescimento, também são utilizados. Temos visto tanto os homens quanto as mulheres consumindo esses produtos para diminuir a gordura corporal e obter mais resultados com o físico.

Mas você sabia que os anabolizantes podem causar riscos à saúde? Sim! Os homens podem apresentar atrofia testicular, problemas no fígado, aumento risco trombose, queda de cabelo e acelerar o crescimento de um câncer de próstata.

Por isso não faça uso de substâncias como acima descritas sem aconselhamento médico.

Quando o uso é realizado sem a orientação médica pode provocar diversas consequências indesejadas, como atrofia testicular, infertilidade, queda de cabelo, surgimento de acne no rosto, diabetes e problemas no fígado. E não para por aí, pois quando o consumo é realizado por homens, tem relação com o câncer de próstata.

O uso dos anabolizantes não foi provado como causa direta do câncer de próstata, porém pode provocar o crescimento acelerado naqueles pacientes que possuem o tumor.

Portanto, se você acredita que o uso de anabolizantes é algo essencial para obter melhores resultados com o treino e conquistar o corpo desejado, não deixe de agendar uma consulta para avaliar se a substância não provoca efeitos indesejados em seu corpo e se você tem indicação para essa terapia.

Categorias

Sem categoria

Postado por