15/jun/2015
Bexiga Hiperativa é uma síndrome caracterizada por um conjunto de sintomas, com destaque para a urgência miccional, geralmente associada à polaciúria.
A polaciúria é a necessidade de urinar com maior frequência, superando 8 vezes ao dia. A noctúria, necessidade de acordar durante a madrugada para urinar, também é um sintoma da bexiga Hiperativa.
Todos os sintomas descritos prejudicam a qualidade de vida do paciente, podendo causar constrangimentos e problemas sociais. A noctúria também pode causar distúrbios do sono, afetando a produtividade do indivíduo.
O problema é mais frequente em pessoas com idade avançada e pode ter causa congênita ou adquirida. Felizmente, os avanços da medicina permitem tratamentos revolucionários para pacientes que não apresentam melhoras com o uso de medicamentos.
Uma das alternativas é a aplicação da Toxina Botulínica, que causa um efeito de bloqueio neuromuscular, reduzindo os sintomas de incontinência urinária.
O procedimento de Neuromodulação Sacral também apresenta resultados significativamente positivos em pacientes com BH. O implante cirúrgico do gerador para estimulação do nervo sacral atua na estimulação do nervo sacral, através de impulsos elétricos de baixa intensidade, controlando e tratando a bexiga hiperativa ou incontinência urinária por urgência miccional.
Para saber mais sobre os tratamentos de Bexiga Hiperativa, continue acompanhando o blog. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Fernando Almeida por aqui.