17/mar/2015
O que é?
É um tipo de câncer que tem início nas células que revestem a bexiga, podendo causar complicações em todo o organismo. Segundo dados do Inca, Instituto Nacional do Câncer, estima-se que surjam cerca de dez mil novos casos da doença todos os anos. Ainda de acordo com o Inca, a maioria dos casos é apresentada por homens.
Quais são os sintomas?
O paciente pode apresentar sangue na urina, incontinência urinária, dor ao urinar, dor nas costas e na região pélvica e perda de peso. É preciso estar atento aos sintomas.
Quais são os fatores de risco?
O tabagismo é considerado um dos fatores de risco para o câncer de bexiga, pois algumas das substâncias tóxicas do cigarro são processadas e excretadas pela urina, logo, o acumulo dessas substâncias pode prejudicar o revestimento da bexiga.
Acredita-se que a exposição a algumas substâncias químicas também pode favorecer o surgimento do câncer de bexiga, assim como fazer uso de alguns tipos de medicamentos para diabetes por muito tempo e ter passado por tratamento a base de radioterapia.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento do câncer de bexiga varia de acordo com o seu estágio de gravidade, podendo ser realizado através de procedimento cirúrgico, Quimioterapia e/ou Imunoterapia.
Ao apresentar qualquer sintoma, consulte o seu médico especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Fernando Almeida por aqui.
Postado por