Notícias

30/set/2022

Curiosidades do Doutor: A trajetória para se tornar professor livre-docente

A trajetória do Dr. Fernando Almeida na área da saúde começou lá em (ano de formação), depois que se formou em medicina e fez a residência Médica e obteve o Título de Especialista em Urologia. 

Desde a residência, o doutor já tinha o objetivo de seguir o caminho acadêmico, e assim o fez.  Concentrou todas as suas energias para terminar essa formação o mais rápido possível. Por isso, no doutorado dedicava 90% do seu tempo para os estudos e 10% para ter algum ganho financeiro que possibilitasse pagar as contas e sobreviver, nada além disso. 

Dessa forma conseguiu terminar o doutorado em dois anos e meio. Em seguida foi para os Estados Unidos fazer o pós-doutorado na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles. 

Para fazer o pós-doutorado, estando dentro de sua linha de pesquisa, existem bolsas de financiamento, o Dr. Almeida obteve uma bolsa do CNPq. O pós-doutorado é planejado para ser feito em um ano e ao final desse período foi contratado para continuar na UCLA como pesquisador por mais um ano. 

Em seu primeiro ano manteve a bolsa do CNPq e, no segundo ano, ficou como contratado pela UCLA. Quando voltou ao Brasil foi efetivado pela Unifesp como professor-visitante. Ficou nesse cargo durante dois anos e, em 2005, assumiu a chefia do setor de Disfunções Miccionais da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. 

Em 2008, fez o concurso para obter o título de livre-docente. Na época tinha 36 anos. Para fazer a livre-docência é preciso ter doutorado, uma linha de pesquisa bem definida, artigos publicados e ter orientado pelo menos um aluno de doutorado.

Categorias

Sem categoria

Postado por