21/maio/2015
A Enurese noturna é um problema que acomete muitas crianças, principalmente por volta dos 5 anos de idade. Estima-se que 15% das crianças nessa faixa etária tenham este distúrbio. Porém, crianças mais velhas podem apresentar os sintomas. Numa minoria dos casos, adolescentes e adultos também apresentam episódios de enurese noturna.
O problema é caracterizado pela micção involuntária durante o sono e pode ser classificado entre: enurese noturna primária, quando a criança apresenta episódios de enurese contínuos; e enurese secundária, quando a criança volta a apresentar episódios de enurese noturna depois de passar mais de seis meses sem os sintomas. No segundo caso, o problema pode estar relacionado a acontecimentos estressantes.
Existem diversas causas que podem favorecer o surgimento deste distúrbio, como hereditariedade, sono muito pesado, baixa concentração do hormônio antidiurético vasopressina durante a noite, entre outros. Apenas um médico especialista poderá identificar a causa e indicar o melhor tipo de tratamento, que pode incluir mudanças de hábitos cotidianos e uso de medicamentos.
Algumas dicas:
* Crie o hábito da criança ir ao banheiro antes de ir para a cama.
* Entenda que a criança não faz xixi na cama porque quer. Criticar e deixar a criança de castigo pode agravar o problema.
Se o seu filho apresenta os sintomas de enurese noturna, procure um médico especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Fernando Almeida por aqui.
Postado por