21/nov/2023
As doenças da próstata geralmente são mais comuns com o avançar da idade. Apesar disso, atualmente existem diversas soluções de diagnóstico e tratamento que tem o intuito de devolver a qualidade de vida do paciente.
No entanto, antes de mais nada, para que isso seja possível, é necessário reconhecer os sinais de que algo está errado, para assim saber quando agir e solicitar ajuda profissional.
Quando a próstata sofre algum tipo de alteração, o seu funcionamento habitual é condicionado. A partir daí, é bastante comum que alguns sinais se tornem perceptíveis e tendam a condicionar a vida dos pacientes, sendo uma fonte de desconforto e constrangimento.
Por conta disso, é importante estar atento a sintomas como:
Sensação de ardor ou dor ao urinar;
Vontade de urinar com muita frequência;
Acordar várias vezes durante a noite para urinar (noctúria);
Dificuldade em parar ou iniciar a micção;
Sangue na urina (hematúria) ou no semen;
Dor ao ejacular;
Incapacidade de reter a urina;
Disfunção eréctil;
Jato/fluxo urinário fraco ou intermitente;
Dor na região lombar, pélvica, rectal, inguinal, testículos ou coxas.
Dados estes sintomas, é comum que três doenças chamem atenção de imediato: a HBP (Hiperplasia Benigna da Próstata), que se trata do aumento natural da próstata; a Prostatite, que se trata de uma inflamação na glândula prostática e na região ao redor, e o câncer de próstata.
Para ter um diagnóstico assertivo, é ideal que o paciente visite um especialista que fará uma investigação detalhada em cima dos sintomas e da condição de saúde do paciente, e assim, encaminhá-lo para a melhor opção de tratamento.
Está tendo algum dos sintomas citados acima? Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com o consultório do Dr. Fernando Almeida e agende uma avaliação.
Postado por